Em 1907, as Viagens maravilhosas do Dr. Alpha ao mundo dos planetas começaram as ser publicadas na revista infantil O Tico-Tico em 1907, bastante popular entre as crianças, a ponto de seu Almanaque, publicado ao final de cada ano, servir de requisitadíssimo presente de natal.
Escrito e ilustrado por Oswaldo Silva, de quem pouco sabemos, Viagens maravilhosas do Dr. Alpha ao mundo dos planetas é possivelmente a primeira da ficção científica brasileira a descrever uma viagem espacial.
Ao que tudo indica, segundo o Guia dos Quadrinhos, apenas 5 exemplares do Almanaque O Tico-Tico de 1907 ainda existem espalhados nas mãos de colecionadores. Isso é relevante pois, infelizmente, a obra de Oswaldo Silva não está completa nos arquivos da Biblioteca Nacional; há quem diga que a cópia da BN está desaparecida, e há quem diga que esta foi roubada. Ainda assim, não há indicativos de que a obra tenha sido publicada também no Almanaque; é apenas uma possibilidade. Assim, essa história pioneira é uma das obras mais raras do Brasil, o que torna improvável a republicação de Viagens maravilhosas do Dr. Alpha ao mundo dos planetas.
Mas deixo aqui o apelo a quem quer que tenha uma edição do Almanaque O Tico-Tico de 1907, ou que tenha as revistas de O Tico-Tico edições 66 a 81, que entre em contato com esta editora para que possamos reviver esta obra de tamanha importância para a literatura de ficção científica brasileira. Necessitamos apenas de uma cópia digital dos primeiros capítulos da obra.
Curiosidade: O doutor Alpha já foi personagem de webcomic brasileira: a Ignotos, escrita por Gabriel Billy e desenhada por Juan Melo. Ao lado do Dr. Alpha somos apresentados à personagem original Beta, aprendiz do doutor. A webcomic homenageia a literatura fantástica brasileira. Veja mais aqui.