machado de assis

Dezoito do Cosme Velho

“Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro” — Carlos Drummond de Andrade, A um Bruxo, Com Amor.

Acesse a campanha no Catarse: www.catarse.me/18

Rua Cosme Velho, nº 18. Nesse local viveu Machado de Assis de 1883 até sua morte em 1908. Essa é a origem do título desta obra, Dezoito do Cosme Velho, que reúne 18 dos melhores contos fantásticos escritos por Machado de Assis.

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, é considerado por muitos um dos maiores autores brasileiros, quiçá o maior. Escritor prolífico, foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Poucos sabem, porém, que o responsável por introduzir o Realismo no Brasil — movimento literário centrado na realidade e em denúncias de cunho sociopolítico — também enveredou pelos caminhos da Literatura Fantástica, sem nunca deixar de lado as críticas à situação política do país, à escravidão, ao capitalismo centrado no lucro a qualquer custo.

“Os contos de Machado empregam o estranho não para endossar a presença do sobrenatural e do fantasmagórico, mas, ao invés, para perturbar e enervar, oferecendo representações da violência, especialmente em imagens do corpo humano e, acredito, do corpo político” — M. Elizabeth Ginway.

.Dezoito do Cosme Velho reúne os 18 melhores contos fantásticos de Machado de Assis, escritos entre 1862 e 1892. Todos os contos receberam cotejo (uma leitura comparativa cuidadosa) com os originais publicados na época, seja nos periódicos, seja em coletâneas revisadas e publicadas pelo próprio autor.

Além disso, a edição conta com as ilustrações originais de Monaramis, prefácio de Daniela Mattos, do blog Sabe o que é?, além do posfácio da professora e pesquisadora M. Elizabeth Ginway, que analisa três dos contos publicados e esclarece a escrita alegórica de Machado de Assis. A obra contará com acabamento brochura com orelhas e páginas amareladas para uma excelente leitura. O conto “Júlia no Mundo das Coisas”, de Shay Luz, fará a abertura da obra.

O começo dos envios das recompensas para os apoiadores está previsto para acontecer em setembro de 2021, e esta campanha estará no ar até dia 21 de julho de 2021.

  • 18 contos fantásticos cotejados com as publicações originais nos periódicos de 1862 a 1892;
  • Prefácio de Daniela Mattos, do blog e instabook Sabe o que é?;
  • Posfácio de M. Elizabeth Ginway, professora na Universidade da Flórida;
  • Conto de abertura “Júlia no Mundo das Coisas”, de Shay Luz.
  • Arte assinada por Monaramis;
  • Brochura 16×23 cm com orelhas;
  • Papel Avena ou Pólen 80g;
  • Marca-página exclusivo;
  • Brindes exclusivos da pré-venda.

Obrigada a todos que leram até aqui!

Siga a Minna nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Instagram: @minnaeditora

Site: http://minnaeditora.com.br

Livraria: https://livraria.minnaeditora.com.br

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UClWJd3eoYckKQVMfU…