machado de assis

Contos fantásticos de Machado de Assis são reunidos em nova edição

Você sabia que Machado de Assis, o responsável por introduzir o Realismo no Brasil — movimento literário centrado na realidade e em denúncias sociopolíticas — também enveredou pelos caminhos da Literatura Fantástica?

Sim, Machado de Assis escreveu diversos contos de literatura fantástica, sem nunca deixar de lado as críticas à situação política do país, à escravidão, ao capitalismo centrado no lucro a qualquer custo, tão característicos de sua escrita.

“Os contos de Machado empregam o estranho não para endossar a presença do sobrenatural e do fantasmagórico, mas, ao invés, para perturbar e enervar, oferecendo representações da violência, especialmente em imagens do corpo humano e, acredito, do corpo político”, diz a pesquisadora da Universidade da Flórida, Elizabeth Ginway.

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, é considerado por muitos um dos maiores autores brasileiros, quiçá o maior. Escritor prolífico, foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Sua escrita foi fundamental para o desenvolvimento e consolidação da literatura genuinamente brasileira.

Assim surgiu Dezoito do Cosme Velho, nova edição que reúne os principais contos fantásticos de Machado de Assis. A edição é o terceiro livro publicado pela editora Minna, uma editora sediada no Amapá, que já está mostrando a que veio. Seus primeiros livros foram A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas, e O doutor Benignus, de Augusto Zaluar.

A obra Dezoito do Cosme Velho reúne os 18 melhores contos fantásticos de Machado de Assis, escritos entre 1862 e 1892, todos cotejados (uma leitura comparativa cuidadosa) com os originais.

Além disso, a edição conta com as ilustrações originais de Monaramis, prefácio de Daniela Mattos, do blog Sabe o que é?, posfácio da professora e pesquisadora M. Elizabeth Ginway, acabamento brochura com orelhas e páginas amareladas, além do conto “Júlia no Mundo das Coisas”, de Shay Luz, que faz a abertura da obra.

Dezoito do Cosme Velho está disponível em pré-venda no site de financiamento coletivo Catarse.

Acesse: www.catarse.me/18