📚 Sugestão de Leitura 📚
📖 A Rainha do Ignoto (Emília Freitas)
👸🏻
Emília Freitas, uma mulher cearense, publicou em 1899 o primeiro romance fantástico brasileiro, que conta a história da Funesta, a Rainha do Ignoto, a Fada do Areré: uma mulher cercada de mistérios, líder de um enorme grupo de mulheres por todo o Brasil que lutam contra as injustiças e salvam vidas. Elas, as chamadas Paladinas do Nevoeiro, são cultíssimas, versadas nas artes clássicas, praticam a hipnose para disfarçar-se e manter-se em segurança e viajam o país a bordo de um navio recolhendo almas aflitas, libertando negros escravizados, impedindo crimes, tratando os doentes.
🌄
Quando me deparei com a existência dessa obra, tive uma certeza: eu precisava ler. E não me arrependo. Emília Freitas pensou muito à frente de seu tempo, e talvez por isso sua obra tenha sido pouco lembrada ao longo do século. O fato é que este livro precisa ser (re)conhecido, e não só por sua maravilhosa narrativa, mas sim por tudo que ele representa.
⛰️
Como eu havia falado uns dias atrás: quem me dera ser uma de suas paladinas! Emília criou um universo mágico e deu à sua heroína um final romântico, poético: nem mesmo a poderosa Fada do Areré poderia ser imune à fragilidade humana.
Resenha publicada por @karen_a_costa