Olá terráqueos!
Neste momento de pandemia que estamos vivenciando tem havido um fantástico movimento de solidariedade nas redes sociais. A Minna, é claro, não poderia ficar de fora. Então nos próximos dias irei compartilhar com vocês algumas de minhas obras favoritas e dicas espetaculares que vão fazer sua quarentena um pouco mais feliz.
Divirta-se em casa!
1. Livro de ficção científica
Justiça Ancilar é uma obra única em muitos sentidos. O principal, para mim, é a protagonista ser uma nave de guerra. Uma inteligencia artificial criada pelo Império Radch para dominar a galáxia. Porém, traída por seu criador, Breq, presa ao corpo de uma única humana, decide armar seu plano de vingança, ainda que isso signifique a destruição de todo o Radch.
Essa é uma sinopse simplista, mas acredito que já dê bastante vontade de ler. Ganhador dos prêmios Nebula e Hugo, essa é uma obra que vale muito, mas muito a pena conferir.
Veja na Amazon: Justiça Ancilar
2. Canal do Youtube
Se você gosta de ouvir causos de assombração, de bruxas e universos paralelos, vai adorar as histórias da Ana. Agora, se quiser ficar atualizado sobre o que acontece de sobrenatural no mundo, deve assistir as notícias do Mateus.
Veja no Youtube: Canal Assombrado.com.br
3. Série de anime
Mahoutsukai no yome, ou The Ancient Magus’ Bride trata de magia, recomeços, fadas e espíritos, e é uma das obras que, a meu ver, melhor retrata a depressão em jovens.
Chise Hatori, 15 anos. Abandonada, sem esperança e sem família, ela é comprada por um feiticeiro inumano chamado Elias. Apesar de insegura, ela recomeça sua vida como sua aprendiz de feiticeiro e aprende mais sobre si mesma e seu passado sombrio.
Adaptado de Crunchyroll 🖖
Aliás, no Crunchyroll você encontra todos os episódios de graça e, se for membro, poderá assistir dublado por ninguém mais, ninguém menos que Guilherme Briggs, dublador oficial do superman, portanto, vale muito a pena. No Brasil, os mangás estão sendo publicados pela Devir.
Veja no Crunchyroll: The ancient magus bride
4. Documentário
Com a estreia da nova temporada da icônica série Cosmos: mundos possíveis, por que não aproveitar e ver também a série original apresentada pelo próprio Carl Sagan? A versão de 13 episódios foi disponibilizada pela Cosmos Studios.
5. Banda indie
A dica é a banda Of Monsters and Men.
A banda islandesa é composta por Nanna Bryndís Hilmarsdóttir, Ragnar “Raggi” Þórhallsson, Brynjar Leifsson, Arnar Rósenkranz Hilmarsson e Kristján Páll Kristjánsson.
Suas músicas falam de temas como vida e morte, e muitos dos videoclipes apresentam elementos fantásticos.
Nesta música Crystal vemos a vocalista Nanna como uma bruxa que produz algo com sua magia.
6. Filme de animação
O Castelo Animado, filme de 2004 baseado no livro homônimo de Diana Wynne Jones. É filme que esnobei no alto dos meus 11 anos, mas hoje aplaudo lentamente.
Pessoalmente, acredito que o filme seja melhor do que o livro. Que raro! Não é mesmo? Mas isso é comum quando falamos de livros infantis.
Na história, Sophie é transformada em uma velha e acaba no Castelo do mago Howl. Juntos enfrentam bruxas, a guerra e a incompreensão. É uma narrativa tocante que torna-se ainda mais memorável pelas mãos de Miyazaki.
Veja na Netflix: O Castelo Animado
7. Biografia
Que tal ler uma biografia nesta quarentena?
Ainda mais do icônico Douglas Adams escrita pelo também icônico Neil Gaiman.
Autor de ficção científica, não se assemelha nem a Dick, nem a Asimov, nem a Clark, nem a Norton. É um escritor como nenhum outro, nem melhor nem pior, apenas diferente, com um estilo de escrita muito próprio. Adams unia uma ficção científica que não se levava a sério a críticas sociais profundas de uma forma que só ele sabia fazer.
Uma vez ele disse: “odeio escrever, adoro ter escrito”. Este é o livro que te explicará essa frase e te ajudará a entender um pouco melhor um escritor tão singular.
Veja na Amazon: Não Entre em Pânico. Douglas Adams & O Guia do Mochileiro das Galáxias
8. Filme de ficção científica
Contato, baseado no livro homônimo de Carl Sagan, é um clássico da ficção científica.
Continuo achando o livro melhor que o filme, mas vale muito a pena assistir, sobretudo para quem gosta de filmes sobre vida extraterrestre. Nada de monstro da vez ou jump scares, mas acontecimentos muito realistas (e muito possíveis).
Prepare-se para assistir a um filme sobre o primeiro contato da humanidade com vida inteligente extraterrestre, trazendo verdades que talvez a humanidade não esteja pronta para encarar.
Veja na GooglePlay: Contato
9. Curso de escrita
Curso de escrita criativa com Margareth Atwood, autora de O conto da aia.
Para quem tem condições (custa 90 dólares e não tem tradução para o português) é uma oportunidade única!
10. Livro de humor
Esta dica vai para os bibliófilos. Só os verdadeiros leitores e amantes dos livros vão entender e rolar de rir com as situações pelas quais uma livreira já passou, de confundir Blade Runner com Vade Mecum (?) ao clássico design de interiores que encomenda 20 livros com a lombada azul.
É um livro imperdível, que com certeza vai ajudar a aliviar a tensão do momento pelo qual passamos.
Em 2011, a livreira Lilian Dorea criou o blog [manual prático de bons modos em livrarias], para revelar histórias saborosas e hilárias de seus atendimentos em livrarias. O sucesso foi imediato e ela passou a receber relatos de outros livreiros. Agora, transformado em livro, ela reúne os melhores ?causos? do blog, histórias inéditas, curiosidades, dicas de livros, blogs, sites e, claro, livrarias e sebos. Se você quiser evitar ser o novo protagonista de um post do [manual prático de bons modos em livrarias] é melhor ler este livro com toda atenção e aprender a ?etiqueta? das livrarias.
Veja na Amazon: Manual prático de bons modos em livrarias