Ex-Libris eletrônico

A editora Minna protege seus e-books da pirataria por meio do ex-Libris eletrônico. Existe hoje no mercado algumas opções para a proteção de e-books, sendo a mais conhecida a DRM (Digital Rights Management), da Adobe. Contudo, qualquer pesquisa básica na internet trás como resultado tutoriais para quebrar o famoso DRM dos e-books. Além disso, o DRM limita e atrapalha a experiência do leitor, pois cada download deve ser autorizado pelo vendedor, limitado inclusive ao aparelho e aos programas autorizados.

Não é assim que um livro deveria ser. Os livros impressos podem ser emprestados, compartilhados, revendidos e readquiridos em sebos. Mas, enquanto não temos sebos de e-books, podemos ao menos permitir que os leitores que adquiriram um e-book possam usá-lo como bem entenderem, lendo em qualquer dispositivo ou programa e emprestando para pessoas de sua confiança.

Foi assim que a editora Minna decidiu colocar em seus e-books o Ex-Libris eletrônico. É muito simples: o Ex-Libris é uma imagem contendo o nome do leitor, enquanto outras informações (usamos apenas o nome completo, e-mail e telefone) são codificadas ao longo do e-book. Apenas isto é suficiente para permitir a flexibilização do uso por parte do leitor e a proteção do e-book contra a pirataria.

A pirataria é crime e viola os direitos autorais, ao mesmo tempo em que prejudica toda a cadeia do livro, do autor ao livreiro. Muitas pessoas trabalham para que o livro chegue até o leitor com a melhor qualidade possível e não é justo que o trabalho delas não seja devidamente recompensado. Pense bem, os livros são a fonte de renda e de sustento de muitas famílias, e é a partir desse valor que as editoras podem continuar existindo e publicando mais livros para você.